11 de maio de 2009

VIOLÊNCIA


Hoje em dia a violência está presente cada vez mais, agressões a professores, alunos, idosos, jovens e brigas entre ganges.
Não existe apenas agressão física, mas também psicológica , verbal, sexual e negligência.
- Violência Física
A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, agressões com diversos objetos e queimaduras. A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriaguez Patológica ou um Transtorno Explosivo.
- Violência Psicológica
A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.
A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.
- Violência verbal
A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. Ela normalmente é utilizada para importunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
- Violência sexual
Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.
- Negligência
A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.
  • A violência entre crianças pode ser evitada com a conversa de pais com filhos ensinando ética a eles, pois quando crescerem ensinarão seus descendentes para criar uma sociedade melhor e pacífica.
    Emilio Tubino

Um comentário:

  1. Não resisti a este tema e decidi tecer um comentário nesta postagem, pois sou contra qualquer forma de violência, e - geralmente - as pessoas pensam que violência envolve necessariamente agressões e/ou marcas físicas. Grande engano! Emilio Tubino explica muito bem que existem outras formas de violência que não deixam marcas algumas pelo corpo, mas que podem provocar cicatrizes profundas... Se sofremos algum tipo de violência é preciso conversar com o agressor, questionar o porquê de tal atitude, mostrar que isso é crime; devemos deixar claro que não aceitamos nenhuma forma de violência contra nós e, se isso não resolver, é preciso denunciar, sem medo e sem vergonha; buscar apoio entre amigos, professores e familiares nos torna fortes para buscarmos ajuda para sairmos de uma situação como esta: ser vítima de alguma forma de violência.
    Com um beijo da professora Mariléia

    ResponderExcluir