11 de maio de 2009

TRANSPLANTES E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

  • O QUE É TRANSPLANTE?
    Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador).
    Os transplantes são realizados, somente, quando outras terapias já não dão mais resultados. Para alguns, portanto, é o único tratamento possível que possibilite continuar vivendo.
  • O QUE É DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS?
    A doação de órgãos é um ato pelo qual pessoas manifestam sua vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo, em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.
  • QUEM PODE SER DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS?
    Cerca de 1% de todas as pessoas que morrem são doadores em potencial. Entretanto, a doação tem certas circunstâncias especiais que permitem a preservação do corpo para o adequado aproveitamento dos órgãos para doação.
    É possível também a doação entre vivos no caso de órgãos duplos. É possível a doação entre parentes de órgãos como o rim, por exemplo. No caso do fígado, também é possível o transplante entre vivos. Neste caso apenas uma parte do Fígado do doador é transplantado para o receptor. Este tipo de transplante é possível por causa da particular qualidade do Fígado de se regenerar, voltando ao tamanho normal em dois ou três mês es. No caso da doação entre vivos, é necessária uma autorização especial e diferente do caso de doador cadáver.
    Não existe limite de idade para a doação de córneas. Para os demais órgãos, a idade e história médica são consideradas.

  • QUANDO PODEMOS DOAR?
    A doação de órgãos como Rim e parte do Fígado pode ser feita em vida.
    Mas em geral nos tornamos doadores quando ocorre a Morte Encefalica. Tipicamente são pessoas que sofreram um acidente que provocou um dano na cabeça (acidente com carro, moto, quedas, etc).
  • COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS?
    Se existe um doador em potencial (vítima de acidente com traumatismo craniano, derrame cerebral, etc..) a função vital dos órgãos deve ser mantida pelo hospital. É realizado o diagnóstico de morte encefálica e a Central de Transplantes é notificada. A Central localiza e entra em entendimento com a família do doador e pede o seu consentimento mesmo que a pessoa tenha manifestado em vida o desejo de doar. Após isso, o doador é submetido a uma bateria de exames para verificar se não possui doenças que possam comprometer o tranplante (hepatite, AIDS, etc.,,) Com tudo OK, a Central de Transplantes faz um cruzamento de compatibilidade com os pacientes em lista de espera, identifica um receptor e aciona as equipes de captação e de transplante.
  • QUEM SÃO OS BENEFICIADOS COM OS TRANSPLANTES?
    Atualmente milhares de pessoas, inclusive crianças, contraem doenças cujo único tratamento é a implantação de um órgão novo. A espera por um doador, que às vezes não aparece, é angustiante. A lista de candidatos a um transplante de pulmão, por exemplo, é renovada a cada ano porque, simplesmente, a maioria dos candidatos morre sem conseguir um doador.
  • QUEM FAZ TRANSPLANTE NO BRASIL?
    Segundo o Ministério da Saúde, existe no Brasil cerca de 117 instituições cadastradas para realizar transplante de órgãos: Rim (111), Medula óssea (13), Fígado (6), Coração (9) e Pulmão (3). Deste total, 40 estão localizados na Região Sul (PR, SC, RS) dos quais, 20 são Hospitais do Rio Grande do Sul.
    NOME: FABRÍCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário