11 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

Elevar para cinco o nível de alerta, significa que todo cuidado é pouco, pois não se trata de uma gripe qualquer. É um vírus ainda desconhecido que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, precisa ser combatido antes que crie uma pandemia, uma epidemia de alcance mundial, como já aconteceu com outras gripes mortais. E uma das formas de combate é o controle do ''vai e vem'' de pessoas para as áreas infectadas. Em toda a Europa, as autoridades reforçaram a vigilância sanitária nos portos e aeroportos. A ordem é checar passageiros, principalmente vindos do México e dos Estados Unidos.
O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Que medidas posso tomar para evitar a infecção?
Evite contato com pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse.
Medidas comuns para se evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe suína em humanos.
Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando tossindo ou espirrando, usar um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso.
É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta de portas com frequência, usando produtos normais de limpeza.
Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.
Não há evidência de que a gripe suína pode ser transmitida ao se comer carne de animais infectados.
A gripe
Embora já existam remédios que parecem ser eficazes contra o vírus, especialistas querem saber a razão de algumas pessoas ficarem gravemente doentes enquanto outras apresentam apenas sintomas mais leves de gripe.
O vírus parece já ter começado a se espalhar pelo mundo, e muitos especialistas acreditam que a sua contenção, numa era de viagens aéreas fáceis, deverá ser muito difícil.

A Organização Mundial da Saúde fez um alerta para que os países se preparem para enfrentar o pior, uma epidemia generalizada. Já são sete os países com registros da gripe suína. A Organização Mundial da Saúde disse que todos os governos devem se preparar para uma pandemia, que é quando a doença se espalha rapidamente.
Até agora o México é o único país que registrou mortes, são mais de 150. A OMS já confirmou em laboratório 79 casos pelo mundo, mas há uma notícia promissora: estima-se que os primeiros lotes da vacina contra a gripe suína fiquem prontos em até seis meses.
A doença, que já causou mortes no México, chegou aos vizinhos Canadá e Estados Unidos e atravessou o Atlântico. A Espanha já confirmou um caso da doença.
Vendo essas notícias nos jornais, às vezes por mais que elas estejam longe, nós viramos as costas para elas, como se isso não chegasse até nós, a gripe suína não é só uma gripe como outra qualquer, muitas vezes nós não damos bola, mas temos que nos proteger antes mais cedo do que tarde, pois a gripe está se espalhando muito rapidamente. O Brasil já está tomando medidas para barrar a gripe suína no Brasil, a Anvisa vai fazer uma reunião em São Paulo com a Infraero e as companhias aéreas. O objetivo é discutir uma estratégia para reforçar o repasse de informações para quem entra e para quem sai do país.

Aluno (a): Nathália Barrios

Nenhum comentário:

Postar um comentário