11 de maio de 2009

Transplantes

O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizadas a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.
Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a família esteja ciente da vontade do doador. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: fígado, rim, pâncreas e medula óssea.
Fonte:
  • No Brasil, o tranplante de órgãos tem sido pauta de muitas matérias jornalísticas atualmente. É importante que cada um de nós saibamos que o ato de doar um órgão pode salvar uma vida. Em um país que sofre com a precariedade da saúde, como o nosso Brasil, pode-se imaginar a agonia da espera em uma fila, a espera de um órgão que vai poder te manter vivo. Nós, como cidadãos, podemos ajudar a acabar com este sofrimento e dar uma alegria a alguém com este gesto de solidariedade que é uma doação, não só de órgãos, como também de sangue, esta ainda mais fácil, porém há ainda muita carência dela nos bancos de sangue de hospitais do Brasil. Podemos fazer sempre nossa parte, se ainda não pudermos doar, podemos conscientizar as demais pessoas de nossa família e amigos da importancia deste ato que devolve a vida a alguém.
Lucas Castro Mulazzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário