11 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

A gripe A (H1N1), gripe suína ou gripe porcina é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. Apesar do nome, não é transmitida somente pelos porcos, por isso, discute-se a mudança do nome para não ocasionar erros.Também denominada gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe. A transmissão tem ocorrido entre humanos (pessoa-pessoa). O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor. Esta afecção está sendo considerada epidêmica no México, onde o governo já anunciou várias mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e foram anunciados 152 casos de morte suspeitos, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional" com grandes chances de tornar-se uma pandemia.
Sintomas:
Assim como a gripe humana comum, a gripe suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo, tosse e ainda sintomas característicos como diarreia ou vômitos
Vacina:
Existe uma vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos.A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz.Também os EUA estão já a investigar formas de tratamento, mas poderá levar alguns meses até se achar uma vacina apropriada para a doença.Embora para o ano, em Portugal, com as vacinas de Prevenção contra a gripe (que é tomada por volta de Outubro) já terá doses da vacina contra esta doença.
Gabriel Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário