11 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

  • A gripe suína é uma doença causada por uma variante do Vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contato com animais e objetos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidêmica no México. O governo mexicano anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a organização mundial da saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e tem grandes chances de se tornar uma pandemia. Os primeiros casos de gripe suína começou no México com 150 mortos.
    A forma de contágio se dá como a mesma forma de uma gripe comum, por via aérea, com contato direto ou indireto, ou seja, pelas mãos,ou por objetos contaminados. Não haverá contaminação por ingerir a carne do porco.
Sintomas: assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo e tosse. Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos.
Tratamento: de acordo com a OMS, o medicamento está em testes, e está motrando efeito contra o vírus H1N1.
.......................................................................Felipe Macedo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário