24 de abril de 2009

NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.










  • imagens de madeira ecológica, incluindo o deck e a casa.



    Embora muitas pessoas pensem ser brincadeira, a reciclagem está aparecendo em muitas novidades, já surgiram camisetas de malha PET, asfaltos para estrada produzidos com borracha de pneus etc. A indústria da reciclagem está crescendo junto com a conscientização da sociedade que ajuda, separando cada vez mais seus detritos, percebendo que nem tudo que é detrito é lixo.







  • A reutilização das garrafas PET é a mais visível, segundo os dados de um senso, 53,5% do material, foi reciclado em indústrias no Brasil, transformaram-se em produtos têxteis, resinas químicas e novas embalagens. O Brasil só perde para o Japão na porcentagem de PET reciclado, isso sem contar na reciclagem artesanal. O uso da borracha de pneus velhos no asfalto e no concreto dá maior aderência e absorção de impacto, eles também podem passar por processos químicos, gerando óleos e gases usados em combustíveis e outros produtos.
    O Rio Grande do Sul foi palco do desenvolvimento da tecnologia que transforma sacola plástica em madeira. Cerca de 200 sacolas plásticas retiradas de lixão, transforma-se em uma barra de dois metros de comprimento da chamada madeira ecológica. O projeto foi iniciado em 2002 por um aluno da FEEVALE, hoje, este projeto é responsável por livrar a natureza de 9 toneladas de sacolas plásticas todos os meses. Esses resíduos são transformados em uma massa homogênea que depois de processada ganha forma em perfis de variadas dimensões para aplicações diversas como móveis, bancos de praça, floreiras, estruturas para construções que necessitem de materiais resistentes e duráveis. A durabilidade desse material ultrapassa os 50 anos. Hoje a madeira ecológica é desenvolvida por uma empresa fabricante de sacolas plásticas, ela usa as sobras da produção como matéria prima.







  • Separando corretamente o lixo, muito mais poderá ser aproveitado, cooperativas podem se organizar e achar um melhor e mais novo aproveitamento, gerando mais emprego e maior qualidade de vida para humanos e natureza.



Gabriela Bairros

.

A_B_O_R_T_O

No Brasil o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estupro e quando a gestante corre risco. A proposta de um Anteprojeto de Lei, que está tramitando (sendo analisada) no Congresso Nacional, alterando o Código Penal, inclui uma terceira possibilidade quando da constatação de anomalias fetais. Esta situação já vem sendo considerada pela Justiça brasileira.
Desde 1993, foram concedidos mais de 350 alvarás para realização de aborto em crianças mal formadas. Os juízes inicialmente solicitavam que o médico fornecesse um atestado com o diagnóstico da má formação, além de outros três laudos para confirmação, um outro laudo psiquiátrico sobre o risco potencial da continuidade da gestação e um para cirurgia.
Ao longo deste período estas exigências foram sendo amenizadas. Em algumas solicitações os juízes não aceitaram a justificativa, e não concederam o alvará tendo em vista a falta de amparo legal para a medida. Em 2000 um advogado entrou com uma solicitação para impedir uma autorização de aborto de bebê anencéfalo no Rio de Janeiro e seu pedido foi atendido.
Este tema tem sido discutido de inúmeras maneiras, variando desde a sua condenação até a sua liberação inclusive descaracterizando-o como aborto, mas denominando o procedimento de antecipação terapêutica de parto. A nova redação proposta para Código Penal altera todos os três itens, é a seguinte: Exclusão de ilicitude (proibido por lei). Art.128. Não constitui crime o aborto praticado por médicos se:
I - não há nenhum outro meio de salvar a vida ou preservar a saúde da gestante;
II - a gravidez resulta da violação da liberdade sexual, ou do emprego não concedido de técnica de reprodução assistida;
III – há fundada probabilidade, de o recém-nascido apresentar graves e irreversíveis anomalias físicas ou mentais.
1º parágrafo. Nos casos dos itens II e III e da segunda parte do item I, o aborto deve ser precedido de consentimento da gestante, ou quando menor incapaz ou impossibilitada de consentir, de seu representante legal, do marido ou de seu companheiro;
2º parágrafo. No caso do item III, o aborto depende, também, da não oposição justificada do marido ou companheiro.
Notícias recentes:
O caso da menina de 9 anos que sofreu um aborto no Recife, ganhou destaque na imprensa internacional.O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos.Por determinação do Ministério Público, a menina e sua mãe serão levadas para um abrigo, onde ficarão sob proteção.
Lívia Ruas Meirelles de Fraga

21 de abril de 2009

ATIVIDADE 4

LER A ÚLTIMA POSTAGEM DO MEU BLOG E ESCREVER COMENTÁRIO.
ESTA ATIVIDADE PODE SER REALIZADA NÃO SÓ PELOS ALUNOS QUE ESTIVERAM NA EXPOSIÇÃO "CORPO HUMANO - REAL E FASCINANTE", MAS POR TODOS AQUELES QUE LERAM OS TEXTOS E IMAGENS POSTADAS NO MEU BLOG.
ABRAÇO!
ÓTIMO RETORNO ÀS AULAS!
E BONS COMENTÁRIOS!
PROFESSORA MARILÉIA

A ÁGUA

  • É um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na terra. Ela está presente em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substâncias e órgãos. Alem disso, transporta diversos compostos nutritivos dentro do solo, ajuda a controlar a temperatura de nossa atmosfera e apresenta uma série de funções de extremo valor.
    Três quartos da superfície terrestre são cobertos por oceanos. De toda água do planeta apenas 1% é constituída pelas águas superficiais, as dos rios, lagos, lagoas e as subterrâneas, que são chamados lençóis freáticos.
    Na natureza a água nunca se encontra em estado totalmente puro. Isso ocorre porque ela possui enorme capacidade de dissolver outras substâncias, principalmente sais minerais, gases e matéria orgânica. Existe três tipos de água na natureza: DOCE, SALOBRA (que apresenta elevado índice de sais) e SALGADA, encontrada nos mares e oceanos. A água própria para beber, não pode conter sais em grandes quantidades, mas sim em níveis ideais.
    Na alimentação, além de imprescindível, a água exige cuidados especiais. A sua prévia purificação para prevenção bacteriológica deve ser rigorosa, para que se removam tanto as substâncias nocivas a saúde como os micro-organismos patogênicos.
  • DESPERDÍCIO OUTRO GRAVE PROBLEMA
    O desperdício residencial é o campeão. No Brasil, o desperdício de água chega a 70%.
    Nas residências temos até 78 % do consumo de água sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
    Em média, o homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo. Diariamente, ele deve repor cerca de 2 litros e meio. Todo o nosso corpo depende da água, por isso, é preciso haver equilíbrio entre a água que perdemos e a água que repomos. Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Ao perceber esse aumento, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não beber água, o ser humano entra em processo de desidratação e pode morrer de sede em cerca de dois dias.
    EVITE O DESPERDÍCIO:
    - Ao lavar as mãos, feche a torneira na hora de ensaboá-las;
  • - Para escovar os dentes ou fazer a barba, faça o mesmo. Só volte a abrir a torneira na hora de enxaguar;
    - Os vasos sanitários podem consumir até 40% da água de uso doméstico. Racionalize o uso da descarga;
    - Regule periodicamente a válvula de descarga;
  • - Nunca jogue papel, pontas de cigarros ou lixo dentro do vaso, pois podem causar entupimentos.
  • - Os banhos demorados consomem 37% da água de uso doméstico. Quando estiver se ensaboando, faça-o com o chuveiro fechado. Não deixe o chuveiro ligado à toa.
    - Se for indispensável o uso da mangueira, utilize sempre um esguicho (tipo bico). Assim, quando você não a estiver utilizando, o fluxo de água é interrompido;
  • - Evitar lavar as calçadas, garagens e carros várias vezes por semana, assim como irrigar os jardins;
    - Não use o jato da água para varrer o chão. Use a vassoura;
  • - Na hora de lavar o automóvel, troque a mangueira pelo balde de água.
    LEMBRE-SE:
    “A defesa da vida depende da integração e esforço de todos, através da mudança de nosso comportamento e solucionando nossos problemas, só assim teremos uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.”
    Aluna: Adriana Castro Fortes

16 de abril de 2009

Degradação Ambiental

.
.
A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais . Há milhões de anos, a área do atual deserto do Saara, por exemplo, era ocupada por uma grande floresta e os terrenos que hoje abrigam a Floresta Amazônica pertenciam ao fundo do mar. As rupturas na crosta terrestre e a deriva dos continentes mudam a posição destes ao longo de milênios .
Em consequência, seus climas passam por grandes transformações. As quatro glaciações já registradas, quando as calotas polares avançam sobre as regiões temperadas fazem a temperatura média do planeta cair vários graus. Essas mudanças, no entanto, são provocadas por fenômenos geológicos e climáticos e podem ser medidas em milhões e até centenas de milhões de anos. Com o surgimento do homem na face da Terra, o ritmo de mudanças acelera-se.

Nome: Andressa Nogueira Ferreira
.
.

Desmatamento da Floresta Amazônica




A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km², a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das consequências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.


Para mim, se nós não cuidarmos do que é nosso, ninguém vai cuidar . A Amazônia está sendo desmatada por fazendeiros para fazer pastagens para seus gados. Nós estamos desmatando pelo prazer de ganhar dinheiro. As pessoas não se dão conta que estão matando animais, deixando especíes extintas.


André Nogueira Ferreira




MULHERES

Antigamente, as mulheres não podiam votar, não eram valorizadas pelo seu trabalho e ainda por cima recebiam um salário menor que o dos homens, mesmo que fizessem a mesma coisa. E quando chegavam em casa, ainda tinham que cuidar da família.
No dia 8 de março de 1857, algumas operárias organizaram a primeira manifestação pelos direitos das mulheres. Isso aconteceu numa fábrica lá em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Elas queriam a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Só que atearam fogo no galpão onde elas estavam e 129 mulheres morreram. Por causa dessa tragédia, em 1975 as Nações Unidas decidiram que 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher. Hoje em dia, a gente sabe que as mulheres podem fazer a mesma coisa que os homens ou até ocupar cargos mais altos e merecem ganhar o mesmo salário que eles. Afinal, homens e mulheres têm os mesmos direitos.O certo mesmo é que todos os dias fossem dia tanto do homem quanto da mulher. Mas o problema é que as mulheres ainda sofrem preconceito no mercado de trabalho e na hora de exigir seus direitos. Se não existisse esse preconceito, não seria preciso criar uma data especial para elas. Mesmo assim, acho legal ter uma data em homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam por uma vida melhor.
Por: Graziela de Souza Brum

12 de abril de 2009

A VIOLÊNCIA DOS JOVENS

Partindo da definição da palavra violência no dicionário Michaelis “é qualquer força usada contra a vontade, liberdade ou resistência de”,podemos afirmar que os jovens estão cada vez mais ligados a esse ato. O cotidiano da grande maioria dos jovens tem sido marcado por atos de violência verbal e/ou física. Segundo estudiosos e médicos grande parte desses atos está ligado à questão familiar. A maioria dos jovens está praticando, usando formas de expressarem-se um pouco agressivas. Não tentam conversar mais, debater assuntos, colocar suas opiniões e estão partindo para a violência, para briga.Essa agressividade dos jovens muitas vezes é adquirida entre grupos de amigos, por alguma dificuldade que encontram, por perda de alguém, por problemas familiares e até mesmo uso de drogas, pois os jovens não têm mais uma boa formação. Nas escolas professores ensinam normas, regras e como devemos respeitar ao próximo, mas essa educação deveria vir de casa pois muitos jovens não escutam mais seus professores. Esses jovens ao longo de muitos anos vão tornando-se pessoas cada vez mais violentas, uns sendo até mesmo presidiários por ter cometido certos atos criminais, violentos. A violência começa antes mesmo de se tornarem jovens, quando crianças já estão cometendo crimes com professores, colegas, amigos e familiares, tornando-se pessoas mais violentas, consequentemente mais difíceis de melhorarem. No mundo de hoje as famílias estão perdendo seus valores, deixando de ser a base da educação das pessoas.Os pais trabalham cada vez mais para sustento da família, ficando pouco tempo com seus filhos, participando pouco de suas vidas.E o pouco tempo que resta olham televisão, leem jornal, deixando o diálogo de lado.A família tem um papel muito importante nessa hora em que seus filhos estão passando por momentos difíceis tendo que ajudar ele de várias maneiras: conversando mais, participando mais da vida de seus filhos, mostrando o que é certo e o que é errado, escutando seus filhos. A sociedade precisa rever seus valores em relação a suas crianças e jovens, se não será prisioneira de seus próprios jovens. A família precisa fazer a sua função de educar, impor limites. À escola cabe o papel de ensinar as disciplinas. Se unirmos a educação da família e os ensinamentos da escola haverá bons cidadões. E será uma maneira para diminuir os atos de violência.
Augusto C. Lopes

5 de abril de 2009

DESCRIÇÃO – DAR CARACTERÍSTICAS

Aqui explico uma tipologia textual: a DESCRIÇÃO.
.
.


  • Na descrição não há sucessão de acontecimentos no tempo, de sorte que não haverá transformações de estado da pessoa, coisa ou ambiente que está sendo descrito diferentemente da narração, mas sim a apresentação pura e simples do estado do ser descrito em um determinado momento. A descrição se caracteriza por ser o retrato de pessoas, objetos ou cenas.
  • Para produzir o retrato de um ser, de um objeto ou de uma cena, podemos utilizar a linguagem não-verbal, como no caso das fotos, pinturas e gravuras, ou a linguagem verbal (oral ou escrita). A utilização de uma dessas linguagens não exclui necessariamente a outra: pense, por exemplo, nas fotos ou ilustrações com legendas, em que a linguagem verbal é utilizada como complemento da linguagem não-verbal. Pense também em um anúncio de animal de estimação perdido em que, ao lado da descrição verbal, também seja apresentada, como complemento àquela informação, a sua foto. Pode-se entender a descrição como um tipo de texto em que, por meio da enumeração de detalhes e da relação de informações, dados e características, vai-se construindo a imagem verbal daquilo que se pretende descrever.

  • A descrição, entretanto, não se resume a uma enumeração pura e simples. É essencial revelar também traços distintivos, ou seja, aquilo que distingue o objeto descrito dos demais.

  • Uma observação:
Dificilmente você encontrará um texto exclusivamente descrito (isso ocorre em catálogos, manuais e demais textos instrucionais). O mais comum é haver trechos descritivos inseridos em textos narrativos e dissertativos. Em romances, por exemplo, que são textos narrativos por excelência, você pode perceber várias passagens descritivas, tanto de personagens como de ambientes. Na descrição de uma pessoa, por exemplo, podemos, inicialmente, passar uma visão geral e depois, aproximando-se dela, a visão dos detalhes: como são seus olhos, seu nariz, sua boca, seu sorriso, o que esse sorriso revela (inquietação, ironia, desprezo, desespero...), etc. Podemos descrever não só o aspecto físico da pessoa, mas também seu comportamento, ou seja, há a DESCRIÇÃO FÍSICA e a PSICOLÓGICA.
  • Na descrição de objetos, é importante que, além da imagem visual, sejam transmitidas ao leitor outras referências sensoriais, como as táteis (o objeto é liso ou áspero?), as auditivas (o som que ele emite é grave ou agudo?), as olfativas (o objeto exala algum cheiro?). A descrição de paisagens (uma planície, uma praia, por exemplo) ou de ambientes (como uma sala, um escritório) -- as cenas -- também não devem se limitar a uma visão geral. É preciso ressaltar seus detalhes, e isso não é percebido apenas pela visão. Certamente, em uma paisagem ou ambiente haverá ruídos, sensações térmicas, cheiros, que deverão ser transmitidos ao leitor, evitando que a descrição se transforme numa fria e pouco expressiva fotografia.

2 de abril de 2009

Leishmaniose

Após São Borja,na Fronteira Oeste,ter detectado o primeiro caso de leishmaniose do Estado,em fevereiro deste ano,em um homem de 31 anos e o registro de mais 30 casos em Santo Tomé,fronteira com São Borja,autoridades sanitárias do Estado começaram uma força tarefa no sentido de fazer exames em cães,um dos hospedeiros da doença,provocada por um protozoário transmitido por flebotomíneo que tem hábitos noturno e vespertinos.

Em Alegrete foi feito pesquisa vetorial e não foi constatado ainda a presença do flebotomíneo que transmite a doença.Mas alerta para os cuidados ambientais com a redução de cães,a limpeza de pátios,casas e locais públicos,matéria orgânica em decomposição e umidade.

O que é importante saber:
Os sintomas da doença em cães:Queda de pêlos,lesões nas orelhas,olhos e focinho,dificuldade na cicatrização de lesões e magreza.

Os sintomas da doença em humanos:Febre alta por mais de duas semanas e inflamação e vísceras como fígado,pâncreas e intestino.

Transmissão: Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue,que dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas. Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata, etc, é importante também saber que este parasita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cachorros de estimação.

Prevenção e tratamento:A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, etc. Esta doença deve ser tratada através de medicamentos e receber acompanhamento médico, pois, se não for adequadamente tratada, pode levar a óbito.

Características: esta doença pode se manifestar de duas formas: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na
pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A visceral ou calazar, é uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea. Sua evolução é longa podendo, em alguns casos, até ultrapassar o período de um ano.
Giordana T. Abreu

1 de abril de 2009

UNIFORME

QUERIDOS ALUNOS,
ESCREVAM AQUI
COMENTÁRIOS
A RESPEITO DO USO
DO UNIFORME
NA ESCOLA.