21 de abril de 2009

A ÁGUA

  • É um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na terra. Ela está presente em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substâncias e órgãos. Alem disso, transporta diversos compostos nutritivos dentro do solo, ajuda a controlar a temperatura de nossa atmosfera e apresenta uma série de funções de extremo valor.
    Três quartos da superfície terrestre são cobertos por oceanos. De toda água do planeta apenas 1% é constituída pelas águas superficiais, as dos rios, lagos, lagoas e as subterrâneas, que são chamados lençóis freáticos.
    Na natureza a água nunca se encontra em estado totalmente puro. Isso ocorre porque ela possui enorme capacidade de dissolver outras substâncias, principalmente sais minerais, gases e matéria orgânica. Existe três tipos de água na natureza: DOCE, SALOBRA (que apresenta elevado índice de sais) e SALGADA, encontrada nos mares e oceanos. A água própria para beber, não pode conter sais em grandes quantidades, mas sim em níveis ideais.
    Na alimentação, além de imprescindível, a água exige cuidados especiais. A sua prévia purificação para prevenção bacteriológica deve ser rigorosa, para que se removam tanto as substâncias nocivas a saúde como os micro-organismos patogênicos.
  • DESPERDÍCIO OUTRO GRAVE PROBLEMA
    O desperdício residencial é o campeão. No Brasil, o desperdício de água chega a 70%.
    Nas residências temos até 78 % do consumo de água sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
    Em média, o homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo. Diariamente, ele deve repor cerca de 2 litros e meio. Todo o nosso corpo depende da água, por isso, é preciso haver equilíbrio entre a água que perdemos e a água que repomos. Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Ao perceber esse aumento, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não beber água, o ser humano entra em processo de desidratação e pode morrer de sede em cerca de dois dias.
    EVITE O DESPERDÍCIO:
    - Ao lavar as mãos, feche a torneira na hora de ensaboá-las;
  • - Para escovar os dentes ou fazer a barba, faça o mesmo. Só volte a abrir a torneira na hora de enxaguar;
    - Os vasos sanitários podem consumir até 40% da água de uso doméstico. Racionalize o uso da descarga;
    - Regule periodicamente a válvula de descarga;
  • - Nunca jogue papel, pontas de cigarros ou lixo dentro do vaso, pois podem causar entupimentos.
  • - Os banhos demorados consomem 37% da água de uso doméstico. Quando estiver se ensaboando, faça-o com o chuveiro fechado. Não deixe o chuveiro ligado à toa.
    - Se for indispensável o uso da mangueira, utilize sempre um esguicho (tipo bico). Assim, quando você não a estiver utilizando, o fluxo de água é interrompido;
  • - Evitar lavar as calçadas, garagens e carros várias vezes por semana, assim como irrigar os jardins;
    - Não use o jato da água para varrer o chão. Use a vassoura;
  • - Na hora de lavar o automóvel, troque a mangueira pelo balde de água.
    LEMBRE-SE:
    “A defesa da vida depende da integração e esforço de todos, através da mudança de nosso comportamento e solucionando nossos problemas, só assim teremos uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.”
    Aluna: Adriana Castro Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário