13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20

Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.

Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:
- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.

Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia
.
.
.
.
.
.

25 comentários:

  1. No Brasil, apesar do grande número de alfabetizados, a educação não tem sido favorável e, em grande parte, de baixa qualidade, apesar de os professores se dedicarem totalmente ao aprendizado de seus alunos. Mas a realidade é que, atualmente, com a vasta tecnologia, cada vez mais se expandindo, o método de educação vem sendo alterado por várias escolas, facilitando e acelerando o aprendizado. Muitos apoiam esse ensino com o auxílio da tecnologia, com os jovens cada vez mais cedo se preparando para o vestibular e mercado de trabalho, temos mesmo que estar com as informações atualizadas, enxergando a realidade com outros olhos, se empenhando mais para um futuro satisfatório e tranquilo. Sendo assim concordo que a educação do Brasil precisa de alguns ajustes para que os alunos se sintam cada vez mais à vontade e em um espaço agradável para suas atividades escolares bem como extracurriculares, sendo esse método já aplicado por vários professores, como os de nossa escola.


    Natalia Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Segundo o que revelam dados, o número de analfabetos no Brasil teve uma queda em 2002, de 16 para 10,9 milhões, um índice ainda muito alto, pois a maioria da população que frequenta uma escola não possui direito a uma educação de qualidade, faltam professores, salas estão superlotadas e os materiais dispostos para o aprendizado são de baixa qualidade. Como em nossa escola, por exemplo, alguns professores procuram conciliar o nosso estudo ao meio tecnológico e esportivo, mas os projetos de ensino acabam por ser interrompidos pela falta de materiais, atrasando o nosso aprendizado, que se torna ainda mais fraco. Por isso acredito que a educação precise de algumas modificações, pois ela é a base para o progresso da população que pode melhorar muito.


    Gabriella Burin

    ResponderExcluir
  3. MENINAS, ADOREI OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS!!!!!
    PARABÉNS. ISSO MOSTRA QUE, APESAR DAS DIFICULDADES QUE ENCONTRAMOS NO MEIO EDUCACIONAL, EXISTEM MUITAS PESSOAS PREOCUPADAS E INTERESSADAS EM FAZER UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE! VOCÊS SÃO O EXEMPLO DISSO!!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. A pesquisa mostra aspectos bons e ruins,concordo com a maioria deles, discorda apenas de um -90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas.Existem muitos professores que estão preparados para dar aulas mas outros nem tanto.

    Isso também é um pouco de culpa do governo que não investe como deveria nas escolas, pois muitas pessoas frequentam a escola não têm ensino com qualidade

    No caso da nossa escola temos "regalias" que muitas escolas no Brasil não têm, pois sabemos que existem carência de professores, salas superlotadas,falta de material didático etc .

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  5. A educação, nos dias de hoje, é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira, pois é através dela que um país avança, melhorando a renda e o estilo de vida das pessoas, mas ainda no Brasil os indices estão muito baixos, embora o país tenha avançado na área da educação nos últimos anos, e o Brasil tem ainda muito que melhorar, como reduzir a superlotação das salas de aulas, porque isso dificulta a aprendizagem. Tem também a repetência escolar, que é um dos piores índices, sendo que ela acaba tirando muitos jovens da escola, isso tudo já influencia para as aulas ficarem de baixa qualidade,com isso, a educação no Brasil tinha que melhorar para o progresso da nossa população.

    Felipe Macedo

    ResponderExcluir
  6. O principal caminho para alcançarmos um patamar mais elevado como nação está na educação de nossos habitantes. É um fato que a educação, atualmente, no Brasil, está ainda sem receber a atenção que realmente merece, e o primeiro passo para essa atenção chegar é a conscientização de que ela precisa acontecer. Por isso é preocupante saber que muitos professores, alunos e pais vendam seus olhos para a realidade educacional do país e de suas escolas, conforme cita a matéria. Mas também há a esperança para a educação em nosso país: existem constantes avanços tecnológicos para melhorar a vida de professores e alunos, e o próprio governo federal estipulou como uma das metas das receitas que virão do petróleo encontrado no pré-sal é impulsionar e qualificar a nossa educação. Espera-se que as promessas sejam cumpridas e que haja melhores condições de trabalho para os professores compartilhar o ensino com seus alunos, e que estes tenham também melhores condições de assimilar esse ensino, que é, senão o único, o melhor caminho para sermos uma nação desenvolvida e competitiva.

    Lucas Mulazzani

    ResponderExcluir
  7. Essa pesquisa mostra que, nos dias de hoje, a educação é um dos principais setores de desenvolvimento da sociedade. Mas as estatísticas não são boas, porque há muitas escolas que não têm professores capazes para receber a superlotação de alunos, ficando a aprendizagem baixa, assim alguns jovens deixam de estudar e acabam no crime. Por isso que o governo deve fazer algumas modificações na educação para o progresso brasileiro melhorar cada vez mais.


    André Nogueira

    ResponderExcluir
  8. Um país culto precisa de cidadãos cultos, bem informados, conscientes e críticos que possam levar o país à frente.A família e o governo devem incentivar as crianças a tornarem-se jovens e adultos educados, pessoas com conhecimento acadêmico que lhes proporcione, além da consciência crítica, uma profissão. Hoje o acesso à educação está mais amplo e fácil, ainda que com menos incentivo do que nos países desenvolvidos, onde o governo e as famílias estão dando mais apoio às crianças para que elas estudem. No geral a educação tem melhorado, mas para isso continuar o governo deve contratar mais professores, pois em muitos escolas há falta deles. Além disso é necessário remunerar melhor esses professores, de acordo com o que eles trabalham.

    Realmente acredito que os professores se interessam em passar bem as suas aulas, e que preparam-nas para fixar a atenção dos alunos e que, provavelmente, alguns alunos não colaboram, mas também é certo que existem alunos interessados e que muitos professores deixam a desejar, provavelmente tenham seus motivos (vários empregos, por exemplo, pois recebem pouco); mas, uma vez se propondo a serem professores, espera-se que deem aulas com qualidade dentro de uma proposta escolar. Essas preocupações no ensino acontecem tanto em escolas públicas quanto em particulares porém é certo que no ensino particular a participação da família é maior porque envolve um pagamento direto. Lamentavelmente os pais de escola pública, por uma questão cultural, cobram menos, pois acham que a “ escola é de graça” e acabam não questionando se satisfazem com o que é oferecido. Os governos até que gostam dessa situação, pois é uma maneira de manter o povo pouco culto, consequentemente, mais alienado. Os próprios alunos se satisfazem com a baixa qualidade de ensino, pois são menos cobrados, fica mais fácil passar de ano, como se ser bom aluno fosse simplesmente isto: a aprovação. Nós, os jovens, temos dificuldade de entender o futuro, e não nos damos conta que não adianta só passar de ano, mas que precisamos ser bons alunos para vida, porque bom profissional não é aquele que sabe apenas o que aprendeu na faculdade, mas é aquele que compreende o mundo, os acontecimentos, as evoluções.

    Então, apesar do acesso mais fácil à escola, precisamos também desenvolver o senso crítico e o desejo de aprender, para sabermos o que fazer com o que foi aprendido. Aí sim seremos um povo culto, um povo que batalha e tem orgulho do seu nível de escolarização, que tem orgulho de formar cidadão.



    Augusto Lopes

    ResponderExcluir
  9. Acredito que o Brasil ainda tem condições de mudar no assunto educação, sei que teve um alto índice de melhora, mas ainda há um grande número de analfabetizados em certas regiões. No caso da minha escola, os professores se empenham para nos chamar a atenção, com vários assuntos da mídia, utilizando vários materiais e tecnologias para nós termos prazer de aprender com os nossos educadores, que se dedicam para que os jovens se empenhem mais no ensino. Educação é direito de todos, e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos.


    Adriana Castro Fortes

    ResponderExcluir
  10. Em relação a minha educação não passo reclamar, pois tenho professores bem qualificados e uma escola que se preocupa com o futuro de seus alunos, mas admito que falta um pouco de interesse e consideração da minha parte. A respeito da educação do Brasil infelizmente acredito que nao seja a melhor possivel, levando em conta à falta de qualificação de muitos profissionais da area, às condições necessárias e ao interesse de alunos e professores.


    Leticia Oliveira

    ResponderExcluir
  11. A pesquisa mostra que a educação é o principal para as pessoas. Mas os professores não estão sendo capazes de manter o alto índice de estudantes nas salas de aulas, isso faz com que os alunos parem de estudar. O Brasil tem muito o que melhorar na educação, se houver diminuição na superlotação das salas, acredito que os alunos vão se interessar mais nas aulas e, consequentemente, aprenderão mais.
    Se o Brasil mudar a educação para melhor, haverá mais pessoas alfabetizadas.

    Andressa Nogueira.

    ResponderExcluir
  12. Tendo por base as estatísticas apresentadas, considero que o ensino brasileiro deixa muito a desejar, haja vista que a educação é uma etapa muito importante na vida do aluno.
    Acredito que a educação é muito aquém do que poderia ser, pois alguns professores estão muito abaixo do padrão atual.

    As instituições de ensino deveriam priorizar a contratação de bons profissionais, tendo em vista uma melhora educacional.

    É muito preocupante ver alunos, professores e pais fazerem vista grossa para essa real educação brasileira.

    Entretanto, considero-me um privilegiado, pois sabemos que embora a realidade do ensino nacional seja dura, há ainda alguns profissionais capacitados.



    Gabriel Blaskesi

    ResponderExcluir
  13. Segundo alguns itens da pesquisa seria tudo maravilhoso, o que na realidade e com o que vemos e convivemos não é bem assim. Discordo de alguns fatores, pois além da falta de professores, alguns não estão preparados para dar aula, já outros professores estão preparados e cada dia que passa estão estabelecendo novas formas de trabalho e uma delas é com o uso da tecnologia, isso é bom, pois por um lado acaba motivando o aluno, mas por outro isso acaba sendo interrompido pela falta de material, pois o governo não está investindo como deveria na educação nacional, porque não tem como ter um ensino de ótima qualidade com a falta de material, a falta de professor e com salas de aula lotadas.
    A educação ainda precisa de algumas alterações, e acredito que com o passar dos anos nós já poderemos dizer que temos uma educação com qualidade.

    Nathália Barrios

    ResponderExcluir
  14. No Brasil os alunos e professores pensam que o aprendizado está sendo bom, mas na realidade não está, pois os professores ensinam a matéria, mas os alunos não aprendem o conteúdo, e sim decoram aquilo que poderá cair na prova; e, muitas vezes, saem bem, mas depois que acabam a escola eles não sabem nada, pois não aprenderam, apenas memorizaram aquilo que iria cair na avaliação. Para o ensino no Brasil melhorar deve haver mais interesse dos alunos em aprender, e os professores devem avaliar de uma forma que evite que o conteúdo tenha sido decorado e sim aprendido.


    Helamã Gomes

    ResponderExcluir
  15. E possivel perceber que nossa educação não é excelente, mas também não é de má qualidade para todos, claro que algumas escolas têm mais recursos que outras.Embora grande parte da opinião pública pense o contrário, ela é tida como um bom exemplo por vários países. E questão da redistribuição de recursos recolhidos pelo governo brasileiro deveria ser de forma igual.
    Sabe-se que uma das maiores contribuições para o aprendizado vem do clima presente na escola. Quando existe um corpo de professores comprometidos, tudo funciona. No entanto, se o aluno chega à escola e não se sente valorizado nem escutado, não há forma mágica para aprender. Mas ainda bem que nem todas as escolas são assim, pois há uma compreensão aluno e professor.

    Lívia Ruas Meirelles de Fraga

    ResponderExcluir
  16. Realmente a reportagem foi equivocada, pois, lendo o percentual colocado, observamos que a educação não se mostra desse jeito. Nos dias de hoje os professores não têm condições de se acharem bem preparados, pois o próprio governo não lhes dá condições para isso. Os pais nem sempre se acham satisfeitos com o ensino dado nas escolas, já que muitas delas deixam a desejar. Faltam não só estímulos para os alunos, mas também condições para isso nas escolas. A falta de diploma para professores do ensino fundamental, se for analisado no grande interior do nosso país, deve ser bem maior do que mostra a porcentagem da entrevista. A grande verdade desses dados é que o percentual de alunos que terminam o ensino médio sem saber interpretar um texto é enorme mesmo. Eles chegam no vestibular com muitas dificuldades. A educação em nosso país deveria ser mais valorizada, começando com a formação dos professores, pois é através deles que nós, os alunos, começamos a nossa formaçãoe adquirimos os nossos conhecimentos para sermos os profissionais do amanhã.

    Gabriela Bairros

    ResponderExcluir
  17. Acredito que alguns professores estejam sim bem preparados para dar aula, o grande problema é que muitas escolas públicas não recebem ajuda nenhuma do governo e com isso não há uma base forte pra educar seus alunos.

    ResponderExcluir
  18. Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social, e muitas famílias têm investido muito nesse setor. Uma recente pesquisa mostra que o analfabetismo brasileiro entre o ano de 1992 a 2002, caiu 5,5%, o que representa um grande avanço para o povo brasileiro. Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos.

    Gabriel Müller Pinheiro

    ResponderExcluir
  19. A matéria da revista Veja refere-se à qualidade de ensino que temos no Brasil, tendo como base professores e alunos.
    Na escola Demétrio Ribeiro o ensino é muito bom porque a qualificação dos professores é ótima, até agora tive professores excelentes, mas para termos um bom ensino temos que ter um bom local de estudo e de trabalho.

    Todo o professor tem que dar o melhor de si para formar alunos exemplares, mas isso de nada adianta se os estudantess não querem aprender.

    Há também alunos que querem dar o melhor de si, mas há professores que não são qualificados e não têm diploma, que não passam a matéria tão bem quanto a de um professor com diploma que estudou e batalhou para ter seu emprego e ensinar seus alunos.

    O governo tem que dar verba às escolas para que os professores tenham o material apropriado para dar o melhor ensino aos seus alunos, porque “nós” somos o futuro do Brasil.


    Emilio Tubino

    ResponderExcluir
  20. ACREDITO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO TÊM MAIS CONDIÇÕES DE DAR AULA E DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS, E OS ALUNOS NÃO QUEREM MAIS SABER DESSES PROFESSORES, ENTÃO NÃO PRESTAM ATENÇÃO .


    MARIA JOSÉ DAMBRÓS

    ResponderExcluir
  21. Na escola onde estudo a educação é boa,os professores são bem formados e sabem se comunicar com os alunos.
    Mas em outras escolas no Brasil a realidade não é essa, pois existem muitos professores que trabalham sem ter a formação necessária para um bom ensino, para despertar o interesse do aluno e um melhor aprendizado. juliano L.S

    ResponderExcluir
  22. AVALIADOS ATÉ AQUI EM 20 DE SETEMBRO!
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  23. A educação no Brasil, e principalmente no Demétrio Ribeiro, está em um bom caminho. Os professores se empenham, ajudam seus alunos, fazem diversos exercícios com várias maneiras de aprender, procuram explicar muito bem a matéria para que seus alunos entendam tudo direitinho. Acredito que nem todos os professores do Brasil sejam assim, mas temos que ter consciência que nossos professores são excelentes e não devemos nos queixar de nossas atitudes em sala de aula. No Brasil, a educação é um pouco conturbada, e existem milhões de brasileiros que são analfabetos. O governo federal poderia criar programas de ensino, assim não teríamos a exclusão social em nosso país. Como eu não posso ajudar, eu estudo, para que no futuro eu não tenha problemas relacionados com a educação e tenha uma boa lembrança de meus professores.

    Miguel Zinelli

    professora, nao tinha conseguido entrar na internet, computador estragado, e estava cheio de provas

    ResponderExcluir
  24. concordo com alguns itens da pesquisa, acho que alguns estão de acordo com o que vemos, já outros não são bem assim na realidade, pelo que vemos nas escolas que o governo nao investe como deveriam e isso é muito importante porque sem material com salas de aula cheias não tem como ter uma ensino realmente bom.
    E nem todos professores estão bem preparados, mas alguns estão e ainda tentam aprimorar o trabalho com novas formas que acabam motivando o aluno para seguir.

    ResponderExcluir
  25. A minha escola e considerada uma das melhores do município por ter um bom conjunto de diretores e professores, tem muitos professores bem preparados pra dar aula, que sabem lidar com seus alunos durante suas aulas, como prova disso muitos alunos do colégio conseguem entrar para uma boa faculdade.

    Nem todas as escolas existentes no Brasil têm professores qualificados para dar aulas, ou professores que sejam bem pagos, por isso alunos dessas escolas não são bem preparados para o futuro, como uma faculdade.

    E sobre as porcentagem divulgadas pela revista Veja, é bom saber que ainda há professores que se preparam e se interessam pelos seus alunos, e alunos que gostam de suas escolas e professores.

    Fabrício Manganeli

    ResponderExcluir