26 de novembro de 2009

ATIVIDADE AVALIATIVA - III TRIMESTRE - VALOR 20


Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
  • Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.

.

Adaptado por Mariléia Marchezan de:

BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.

.
Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia

39 comentários:

  1. Hoje em dia se fomos vermos uma pessoa de terno e gravata na praia ficaríamos pelo menos nos perguntando o porque daquilo ou acharíamos que aquela pessoa estaria louca.
    A roupa de acordo com o local faz com que a linguagem seja bem entendida.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Macedo da Silva26 de novembro de 2009 às 13:41

    Hoje em dia é comum ir no estádio de futebol de bermuda e chinelo,e não é adequado ir de terno e gravata porque o estadio não é um lugar formal,um lugar adequado a usar terno e gravata é algum casamento,festa formal,escritorio,formaturas etc...
    Felipe Macedo da Silva !

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que o uso da linguagem depende muito da situação que se passa.Como, por exemplo, em uma festa, vamos arrumados e evitamos falar uma linguagem diversificada, falamos corretamente. Em um jogo de futebol , há expressões diversas para falar com os jogadores e há um fardamento especial para isso.Na internet, na maioria das vezes, estamos em casa e não há uma vestimenta para conversar, aí apenas a linguagem da internet que predomina.

    Miguel Zinelli

    ResponderExcluir
  4. concordo com os comentarios dos colegas pois se temos determinadas regras de falar, escrever temos também que sabermos respeitar o local com cada modo de se vestir.

    ResponderExcluir
  5. Que as pessoas se vestem de acordo com o lugar que vão,tipo numa festa social se voce for de short jeans vai ficar meio que estranho ou ir na praça de vestido de gala.Isso vem da atualidade moda!

    ResponderExcluir
  6. Nos dias de hoje a linguagem escrita sofre com variados erros e abreviações que usado diariamente acaba dificultando trabalhos e no futuro de vários jovens.
    Acho que não só uma boa maneira de se expressar e falar corretamente não influencia no caráter e no tamanho do bolso de uma pessoa, assim como devemos falar corretamente independente do seu estado de vida tem que ter uma boa imagem para as pessoas.

    Yago Pereira Vieira

    ResponderExcluir
  7. A forma de se vestirmos e de como falamos é muito importante, pois cada lugar tem o seu modo de vestir e de falar.Como citados anteriormente os mais conhecidos e diferntes lugares estádios, festas, reuniões, trabalhos,etc.. predominam uma determinada linguagem e um determinado vestimento.

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia devemos nos adaptar a cada ocasião, sendo no modo de vestir ou falar. Por exemplo, calção e camisa cavada no escritório de uma empresa ou falar no modo popular em uma reunião de trabalho. Deve-se falar e vestir-se adequadamente em cada ocasião.
    Até na internet à seu modo de escrever o Internetês, escrevendo com abreviações e sinais.
    Em cada lugar à seu modo de escrever e vestir-se e devemos estar atentos para nos adequar a isso.

    Emilio R. R. Tubino

    ResponderExcluir
  9. Quando usamos roupa "formal" é porque a ocasião exige e por tanto usar uma linguagem culta é necessário, porém quando estamos com amigos, familiares ou na internet usamos uma linguagem informal é que é a nossa linguagem do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o ambiente que nos encontramos utilizaremos uma roupa adequada a tal; assim também funciona o uso da linguagem.
    Estando em um ambiente formal, usa-se a linguagem mais sofisticada, em locais mais familiares, mais simples é predominante a popular ou coloquial.
    Ao nos comunicarmos pela internet, o modo de nossa linguagem é completamente abreviada para agilizar a comunicação.

    ResponderExcluir
  11. O uso da limguangem e da vastimenta varia de local em local.Muitas pessoas hoje em dia andão de chinélo e de bermuda por muitos locais,como por exemplo em uma loja ou em um supermercado.Mas quando se está em outro local como um restalrante ou em uma formatura deve-se vestir formalmente e também falar de acordo com a situação no caso uma linguagem culta.

    Juliano l.s

    ResponderExcluir
  12. A cada ocasião devemos nos vestir adequadamente ao lugar e ao momento,assim como o uso da linguagem em certas ocasiões devemos usa-la em forma culta ou ate em linguagem informal dependendo da situação...
    assim como o uso da vestimenta inadequadamente em locais impróprios,devemos saber o modo que temos que nos vestir em cada lugar , dependendo do momento e da ocasião.
    Assim é também o caso dos internetês que muitos mudam o jeito de escrever simplificando as palavras ,que podem até esquecer o jeito formal de se comunicar,e acabam se adaptando ao seu jeito informal de escreve na internet, mas isso é uma situação que devemos cuidar e sabermos em que momento devemos escreve do jeito formal ou informal.

    Adriana C.

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia temos que nos adaptar ao modo de vestir-se , de falar e também de se expressar, a cada ocasião que nos encontramos.No modo de falar temos que ver qual a melhor maneira dependendo do lugar e das pessoas que se encontram.No modo de vestir-se é a mesma coisa temos que estar atentos para as ocasiões.Até na internet seu modo de escrever o internetês há abreviações, sinais...
    Em cada lugar o modo de escrever e de vestir-se é muito importante, devemos sempre estar atentos a isso até para não passarmos vergonha.




    Augusto Lopes

    ResponderExcluir
  14. FELIPE, COMENTASTE APENAS SOBRE ROUPAS E LOCAIS. E A LINGUAGEM? E O INTERNETÊS??
    BEIJO.
    MARILÉIA

    ResponderExcluir
  15. PESSOAL, LEMBREM DE COMENTAR SOBRE A LINGUAGEM E SOBRE O INTERNETÊS!!!!
    MARILÉIA

    ResponderExcluir
  16. MUITO BEM, MENINOS!!! ESTOU GOSTANDO DAS REFLEXÕES DE VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia devemos nos vestir conforme a ocasião, se formos numa festa devemos ir bem arrumado, mas se formos num shooping ou num parque de diversão podemos ir com a roupa que quiser. No modo de falar devemos ver qual é a melhor maneira de se expressar, dependendo do local e das pessoas que estão em nosso redor.
    Na internet o seu modo de escrever o "internetês" a várias abreviações.

    André N.

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia devemos nós vestir de modo ao ambiente em que vamos, se formos em um lugar mais simples devemos ir com uma roupa mais comum, mas se for em um lugar mais sofisticado, se arrumamos mais, devemos ir como o ambiente oferece, assim acontece na linguagem nem sempre vamos falar a popular mas sim a formal.
    No caso do internetês devemos saber quando vamos escrever abreviado ou não.

    Andressa N.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com a opinião do colega,nos dias de hoje nós devemos nos virtir de acordo com o local que vamos frequentar,se é um lugar mais formal devemos nos virtir com roupas mais formas e se formos num lugar mais simples devemos ir com roupas simples.
    Na internet devemos prestar atenção quando podemos escrever abreviado ou não.

    ResponderExcluir
  20. Hoje tanto na vestimendo quanto na linguagem devemos nos cuidar, e ver se estamos adequados a ocasião,se vamos a um evento social devemos estar de terno gravata, vestidos... e muitas vezes temos que usar a linguagem culta, agora se vamos a jogo de futebol há expressões diversas para falar com os jogadores, e uma vestimenta adequada, e agora também usamos o internetes que usamos na internet e existem varias girias e abreviações e nao temos nenhuma vestimenta adequada por que quase sempre estamos em casa.

    Graziela de Souza Brum

    ResponderExcluir
  21. concordo com os comentarios de todos.Nos tempos de hoje ja tem uma determinação como se for em alguma ocasião formal ir de terno e gravata, e nunca ir de chinelo ou bermuda.e como no jeito de se vestir temos que cuidar o jeito de falar,nao podemos falar do mesmo jeito que falamos em um estádio ou festa numa ocasião formal.no caso da internetês temos que saber quando temos que abreviar uma palavra ou não

    Carlos Alberto Corrêa

    ResponderExcluir
  22. A forma como falamos e escrevemos, assim como nossa vestimenta, se ajusta ao ambiente e ao momento. Por isso é muito importante termos discernimento de como nos expressarmos. O internetês é uma forma de escrever que facilita as conversas na internet e é apropriado apenas nesse ambiente.

    Lucas Castro Mulazzani

    ResponderExcluir
  23. Concordo com os demais, acho que cada ocasião, momento, mudamos constantemente o modo de vestir-se, comunicar-se, o modo de agir... O mesmo acontece com a forma de se expressar através "das palavras", muita gente usa abreviações, gírias, e acaba conciliando isso á forma culta, errado! Temos um momentos certo de usar esse tipo de linguagem, obedecendo rigidamente as regras!

    Natalia Ribeiro :)

    ResponderExcluir
  24. Nossa o que eu fiz ali em cima, no final =O
    *Há momentos certos de usar...

    ResponderExcluir
  25. Acredito que devemos nos vestir conforme o lugar, por exemplo se estamos em um lugar mais formal devemos nos vestir tal qual, devemos falar com uma linguagem mais culta também.Mas se estamos entre amigos, ou em um lugar mais informal, devemos acompanhar a ocasião falando com uma linguagem coloquial, e nos vestindo mais simples .E na internet, falamos com nossos amigos com certos termos, abreviações.

    Lívia Meirelles

    ResponderExcluir
  26. Devemos aderir nossa roupa ao local em que vamos, temos que ter um bom senso para que possamos ir bem vestidos a locais que exigem roupas diferntes, como por exemplo a um Debut, a um jantar social, etc..
    Caso não estejamos bem atentos, não poderemos entrar em locais sem a vestimenta certa.
    De acordo com a internetê, temos que ver se podemos usar as famosas "gírias" e abreciaturas ou não, caso seja um comunicado formal devemos usar pontuação, parágrafo, letras maiúsculas em inícios de frases, etc!


    Ananda Bittencourt

    ResponderExcluir
  27. Sempre temos que adequar roupa e liguagem com o lugar, pois cada lugar que vamos tem que estar adequadamente para não sai da normalidade, exemplos.Num jogo de futebol não vamo falar 'por favor, posso passar' ou em um lugar como uma reunião vamos falar uma linguagem coloquial.
    Na internet não precisa por acentos,paragrafos, letras minusculas e maiusculas, escrevemos o internes, uma liguagem bem fulgar.


    Gabriel Blaskesi

    ResponderExcluir
  28. Tanto a roupa como o modo de falar devem ser adequados as situações q nos encontramos como por exemplo não se vai a um lugar como a praia de terno e também nao se fala a linguagem popular em uma reunião de trabalho, mas por outro lado tbm não é nescessário falar de uma forma culta na internet com os amigos.

    Cainã Sacardi

    ResponderExcluir
  29. Tanto a roupa como o modo de falar deve ser adequado a situação em que voce se encontra, como por exemplo não se vai a praia de terno muito menos se usa uma linguagem vulgar em uma reunião de trabalho, mas também na internet naum é nescessario que se uso a forma culta de falar pode se usar o internetes.

    Cainã Sacardi

    ResponderExcluir
  30. Giordana Trindade de Abreu1 de dezembro de 2009 às 10:45

    A forma como escrevemos ou nos vestimos depende muito do momento e da situação.O internetês é uma forma muito facil e agradavel de nos comunicarmos na internet e é adequado apenas nessa situação.

    ResponderExcluir
  31. O geito de nos expressar por palavras e de nos vestir quase sempre depende da onde estamos. O modo de falar "internetês" e bom falar com os amigos e na internet, porque fora isso não seria correto o falar.

    Fabrício Manganeli

    ResponderExcluir
  32. Para cada lugar ou situação nós adequamos uma linguagem ou uma roupa. Concordo com os demais, acho que o "internetês" é apropriado para falar apenas na internet já fora não seria correto.

    Nathália Barrios

    ResponderExcluir
  33. Nossa palavras e nossas e roupas dependem de lugares onde estamos, o internetês é um jeito muito mais facil de nos comunicarmos nos tempos de hoje!

    Gabriela de Bairros Dantas

    ResponderExcluir
  34. O geito de nós nos vestirmos e falar, tem que ser conforme a ocasião, não iremos em uma reunião importante de calção e chinelo, e não iremos falar no modo não verbal e sim no modo culto.E o termo internetês, você fala como você quiser, sem acentos, virgulas etc...

    Gabriel Müller Pinheiro.

    ResponderExcluir
  35. Em relação ao local, a linguagem e a vestimenta são muito importantes, pois não vamos usar gírias em um coquetel e em uma reunião com pessoas importantes, do mesmo modo que não vamos ir de bermuda e chinelo, cada situação há um modo de se comportar e de se vestir.Sobre os internetês, se for com um amigo não vejo problema algum, mas devemos ter muito cuidado pra não nos acostumarmos demais e falarmos do mesmo modo com uma pessoa não apropriada.

    Letícia Oliveira

    ResponderExcluir
  36. Em relação ao local, as linguagens e as vestimentas são muito importantes, pois não vamos usar gírias em um coquetel e em uma reunião com pessoas importantes, do mesmo modo que não vamos ir de bermuda e chinelo, cada situação há um modo de se comportar e de se vestir.Sobre os internetês, se for com um amigo não vejo problema algum, mas devemos ter muito cuidado pra não nos acostumarmos demais e falarmos do mesmo modo com uma pessoa não apropriada.

    Letícia Oliveira

    ResponderExcluir
  37. O geito de nós nos vestirmos e falarmos, tem que ser adequadamente a ocasião, nós não iremos a uma reunião importante de calção e chinelo, e não falaremos em uma linguagem não verbal, e sim culta. E o termo internetês já um termo muito mais facil de nós nos comunicarmos.

    Gabriel Müller Pinheiro.

    ResponderExcluir